Blog

Folha.com – Reforma Gráfica – 05/2010

Postado em por & marcado em Sem categoria.


http://www.folha.com

Reestruturação Gráfica de layout e código.
Tecnologias envolvidas: Tableless, CSS,
Data de lançamento: 22/05/2010

Bastidores:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/739063-documentario-revela-bastidores-das-mudancas-na-folha.shtml

Sobre:

Primeiro jornal em tempo real em língua portuguesa, a Folha está desde ontem mais noticiosa e multimídia na internet. Rebatizado de Folha.com, o site ganhou cerca de 30% de área editorial e dobrou o espaço para vídeos, fotos e áudios. O novo desenho e as novas seções foram concebidos para facilitar a navegação. Um quadro, por exemplo, avisa o internauta das notícias mais recentes que ele ainda não leu.
Na página de entrada (www.folha.com.br), as manchetes agora se alternam durante uma visita. Outras novidades que otimizam o tempo de consulta são os quadros “Pelo Brasil” e “Pelo Mundo”, que reúnem aquilo que de mais relevante aconteceu.
Em média, o número de notícias da homepage duplicou, de 200 para 400 links, que são atualizados 24 horas por dia. O site reforçou a sua equipe de blogueiros (Barbara Gancia e Luciana Saddi, por exemplo) e de serviços (grade das emissoras de televisão, resumo de novelas, meteorologia etc.).

O LEITOR PARTICIPA
A Folha.com também tornou mais fácil a participação do leitor. Foi modernizado o sistema de comentários -novas ferramentas de moderação permitem a imediata publicação das observações de usuários cadastrados. Os internautas ganham uma seção fixa para encaminhar suas sugestões -o “Opine Aqui”.
Eventualmente as opiniões serão destacadas na página principal do site. Também para ajudar o leitor, as opções de busca/pesquisa estão concentradas no mesmo local, na página de entrada. Mais duas novidades: agora é possível optar pelo tamanho da letra dos textos e navegar pelo site no iPad, o tablet da Apple.
Uma das prioridades da Folha.com serão as redes sociais. Um editor, o jornalista Marcos Strecker, cuidará de ampliar a presença do site do jornal no Twitter (no perfil @folhaonline e nos 18 canais das editorias), no Facebook (www.facebook.com/folhadesp) e em outras redes – que atualmente atraem quase 90% dos internautas ativos do Brasil.
Segundo o editor-executivo Sérgio Dávila, “a nova fase da ex-Folha Online, agora Folha.com, reflete a fusão orgânica das duas Redações por que acaba de passar o jornal”.
As mudanças reforçam a identidade entre as duas plataformas da Folha – não importa se no papel ou on-line, as reportagens têm os princípios editoriais que deram à Folha a dianteira de circulação entre os diários de prestígio do país. Na internet, a Folha também é líder nacional, com 230 milhões de pageviews por mês.

Veja documentário sobre a Reforma